Como construir times engajados na missão?

O primeiro passo que precisamos dar para ter uma equipe engajada com a missão, é conhecer o perfil das pessoas que trabalham contigo e principalmente o que motiva elas a trabalharem. O Management 3.0 apresenta uma dinâmica chamada Moving Motivators que tem como objetivo trazer a reflexão sobre o que motiva individualmente a trabalhar, e como isso afeta as mudanças organizacionais.

Ele apresenta um jogo com 10 cartas: Aceitação, Curiosidade, Meta, Status, Liberdade, Honra, Maestria, Poder, Propósito e Relação. É importante reforçar que nenhuma carta é ruim, o que vale é o que faz sentido para despertar a sua motivação intrínseca no trabalho.

A primeira vez que usei o Moving Motivators foi em uma dinâmica de grupo. Meu objetivo era conhecer mais meu time e estimular que eles se conhecessem. Logo, pedi para ordenarem as cartas por grau de importância da maior a menor. Aproveitei e coloquei uma música para descontrair enquanto trabalhavam.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ao final, para que houvesse maior entrosamento entre eles, pedi para que cada um apresentasse ao grupo as 5 cartas que fossem mais importantes, essa parte super influenciou na criação de conexão entre eles. E com o resultado desse trabalho montei um mural para deixar visível em nossa intranet o mapeamento do que motivava cada profissional a trabalhar.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

As vantagens adquiridas com esse material era um time que entendia as necessidades e respeitava mais o trabalho de cada integrante durante a execução do trabalho. Notava-se que ao pedir algo a um colega a interação entre eles era mais assertiva, afinal, já sabiam o que os motivava a entregar um trabalho.

A reação foi bem positiva, gerou descontração e conseguimos identificar muitos pontos em comum entre eles. Também utilizei a aplicação da ferramenta de forma online, descobri um site bem legal que permite ordenarmos as cartas de forma web, obtendo os mesmos resultados coletados na dinâmica presencial.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Durante a aplicação da dinâmica tive ideia de criar um consolidado do que mais motivava o time a trabalhar, a intenção era somar as cartas por pesos de 10 a 1 conforme o time havia selecionado individualmente, e na última experiência cheguei nesse resultado:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ao olhar o resultado comecei a pensar: Poxa, e se fizesse a mesma dinâmica com o time analisando a missão da nossa Squad, assim poderia fazer com que eles refletissem sobre quais fatores motivacionais eram importantes ter na equipe independente do que eles acreditassem ser importante para eles. Logo, fizemos uma nova conferência e questionei se a equipe acreditava na missão e, após isso, pedi para analisarem o que seriam os motivadores para atingirmos a missão, e o resultado foi:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Além de ter tido uma ótima experiência com o time para falarmos da missão da área, indiretamente fiz eles refletirem sobre os pontos que teriam que trabalhar no individual para que todo mundo conseguisse no final do dia atingir a meta do time. Se analisarmos individualmente, a motivação de curiosidade não era tão importante, e após essa dinâmica todos começaram a colocar mais em prática essa característica, contribuindo com o atingimento da missão, e mais que isso, deixando-os mais engajados sem ser de uma forma impositiva.

Como conclusão digo que nosso papel na liderança é extremamente simples, tenha ferramentas para conhecer o que motiva seu time a trabalhar e construa uma missão e motivadores dela, com eles. Esse conjunto de atividade promove um ambiente saudável, alegre e acima de tudo, super engajado!

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.