O poder de criar conexões através do Personal Maps

A primeira vez que usei o management 3.0, foi em uma reestruturação de empresa, quando normalmente nos sentimos inseguros e com muitas incertezas, no contexto faria a integração de duas equipes aonde haveria alteração da liderança.

A equipe que seria liderada estava mais insegura e precisava ajudar esses novos líderes, pois tratava-se de um time que teria gestão atuando em 24×7, e todos nós sabemos que mudar uma estrutura de equipe não é um processo fácil, e se não for realizado de forma humanizada, pode trazer muita instabilidade entre os lideres e liderados. Assim coloquei em prática o Personal Maps para avaliar quanto seria poderosa “essa quebra de gelo” entre nós.

 

Expliquei o propósito da atividade com o time e comecei a introduzir o tema contando sobre mim, a ideia era falar tanto sobre o âmbito pessoal e profissional, afinal, meu grande objetivo era demonstrar quem eu era e que não me vissem apenas como mais uma nova liderança com eles. Por fim, percebi que a equipe me observava de uma forma diferente, muitos não conheciam minha história, tanto as vitórias como as dificuldades.

Na sequência, pedi para que cada um efetuasse seu próprio Personal Maps, para descontrair coloquei uma música de fundo. Quando começamos a apresentação foi super emocionante porque cada um trouxe uma história de muita luta e conquista, tiveram lágrimas e muitas gargalhas, o resultado foi um time mais conectado e engajado.

Desde então nunca mais deixei de usar essas dinâmicas, toda vez que entra um profissional no time fazemos a dinâmica em nossa reunião de retrospectiva, só que de uma forma diferente, peço para o novo profissional contar seu Personal Maps e os demais sempre contarem sobre outra pessoa do time, isso estimula a troca entre eles e faz a experiência ser mais rica.

A ferramenta é tão poderosa que mesmo no período em que o covid-19 nos forçou a estar distantes continuei utilizando, e a sinergia e engajamento entre as pessoas continua predominante.

TAGS: #carreira

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.