Como construir uma equipe unida e motivada?

Uma das práticas que mais gosto de usar do Management 3.0 é o Kudo Cards. A palavra Kudo vem do grego e significa reconhecimento, para quem não conhece ela tem objetivo despertar a motivação intrínseca das pessoas, ou seja, aquela que vem do coração, sem o envolvimento de recompensas. A ideia é estimular a equipe a realizar o envio de bilhetes agradecendo pequenos gestos do dia a dia, essa prática principalmente deve ser replicada entre os pares, e é papel da liderança nutrir essa cultura.

A primeira vez que tive contato com os Kudos foi pela iniciativa de uma das líderes do meu time, a Glória Maia (mega parceira), aplicamos o Kudobox na equipe que era responsável, o time gostou tanto que começaram a deixar bilhetes na nossa Kudobox para pessoas de outras equipes, e uma vez ao mês distribuíamos os Kudos para toda a empresa. Logo no começo já era notável o reflexo positivo no trato das pessoas, observavam mais as ações positivas, eram mais gratos. O sentimento que tinha era como se tivéssemos construído uma corrente de reconhecimento e gratidão, e quanto mais o tempo passava mais motivado, conectado e engajado a equipe ficava.

Atualmente assumi uma nova equipe, aonde todos os profissionais assumiram novas funções, devido a antiga estrutura que faziam parte não existir mais, e para ajudar entramos no período em que o Covid-19 surgiu, logo meu desafio era:

1)   Criar identidade da equipe;

2)   Fazer com que o time se conecte;

3)   Criar entrosamento mediante a distância (home office);

4)   Manter as pessoas motivadas e sentindo-se seguras, afinal todos estavam inseguros com a nova função.

Não pensei duas vezes em nossa primeira conferência online, apresentei o conceito do KudoCards e propus a todos criarmos uma Kudobox “Online”.Propus um formulário web – via “Forms” do Office 365 – com 3 campos: “De”, “Para” e “Descreva seu agradecimento 😊”, conforme abaixo:

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A única pessoa que teria acessa à “caixa” seria eu. Observei ao longo dos dias, o volume crescente de depósitos de Kudos. Exatamente 1 dia antes de nossa reunião de retrospectiva, disparei os Kudos do mês, e o legal foi constatar que o time não compartilhava somente entre si, mas também enviava para integrantes de outras equipes.

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Ao final da nossa reunião de retrospectiva deixo sempre um slide para falarmos sobre “Reconhecimento”, que é justamente o momento para eles citarem sua experiência com os Kudos.

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Na primeira pedi para comentarem sobre o Kudos que tinham recebido, e o surpreendente uma de nossas colaboradoras ficou tão feliz que fez até post em suas redes sociais.

Minha conclusão é que o Kudo é uma ferramenta super simples, e que realmente promove um ambiente colaborativo, com gratidão e reconhecimento. A consequência natural é termos pessoas mais felizes e motivadas! Nosso papel na gestão é muito simples: liderar pelo exemplo, favorecendo a cultura de reconhecimento pelas conquistas diárias, que decorrem das interações de nossas equipes!

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