Sua empresa está preparada para sobreviver a desastres?

A palavra desastre está associada a perdas, que podem ser de diversas naturezas e proporções. E mais: de maneira inesperada. Como aconteceu com a Pixar, quando alguém, acidentalmente, executou um comando de exclusão no local que armazenava o filme Toy Story 2. Resultado? Um ano de trabalho foi apagado, em frações de segundo, com um clique. O sistema de backup falhou e… adivinhe? Não havia mais filme.

Foi um verdadeiro desastre. Mas os desastres podem ocorrer de diversas maneiras: queda de energia, erro humano, falhas operacionais, ataques maliciosos e até mesmo desastres naturais, que, muitas vezes fogem do controle. Uma coisa é certa: em todos os casos, ter um plano preventivo é fundamental para anular seus efeitos ou, ao menos, minimizá-los.

Sua empresa tem um plano de contingência?

Segundo o Relatório Global de Fraude & Risco, publicado anualmente pela consultoria Kroll, aproximadamente uma a cada quatro empresas (23%) sofreu nos últimos 12 meses pelo menos uma violação de sistema resultando em perda de dados de clientes ou funcionários. O problema é o segundo maior fator de vulnerabilidade – atrás apenas da infestação por vírus/worms – e o quarto mais recorrente no mundo empresarial.

O estudo entrevistou cerca de 550 executivos dos mais diferentes setores em todo o mundo, responsáveis pelas decisões quanto a programas e estratégias de segurança e combate a fraudes ou por quem as influencia.

A segurança cibernética é a mais ameaçada. Ataques, roubos ou perda de informações sigilosas foram reportados por 85% dos respondentes, a maior taxa de incidência no mesmo período. Chama também a atenção o fato de que a maioria desses eventos se dá por vulnerabilidade de software, citado por 26% dos participantes.

Muitas empresas ainda adotam backups lentos, destinados à recuperação de ambiente e máquinas individuais – o que não representa uma solução abrangente de recuperação de aplicação e dados. Ou ainda, mantém Disaster Recovery internos com alto custo e investimentos e sem a possibilidade de aumentar rapidamente sua capacidade. Além disso, em caso de desastre, a proteção fica comprometida.

 

Recuperação de desastre como serviço (DRaaS)

Não há dúvidas de que é vital contar com soluções de Disaster Recovery (DRs), com foco na recuperação de desastres de nível corporativo, sem a necessidade de investimento de capital. São soluções que permitem Recovery Point Objetive (RPO) de 15 minutos a até 24h, com implementação simples e realizada em poucos minutos. Com apenas um clique, é possível replicar e salvar as informações.

Ter essa solução como serviço, é mais do que vital, é estratégico, por ser simples, rápido, seguro, econômico e implementado por especialistas. São as soluções DRaaS – recuperação de desastres como serviço.

Quais são os benefícios desta modalidade?

  • Facilidade de uso da ferramenta
  • Recursos disponíveis da ferramenta
  • Custo inferior a soluções de DR tradicionais
  • Suporte dedicado e monitoramento
  • Planejamento e execução de testes de desastre

O DRaaS é uma maneira fácil para iniciar sua jornada para a nuvem e começar a se beneficiar de uma TI ágil e escalável.

A Compasso UOL oferece ao mercado corporativo serviços que permitem a continuidade dos negócios, inclusive em casos de infecção por malwares/ransomwares. Empresas de variados setores da economia têm garantido a sua sobrevivência com soluções altamente personalizadas e preparadas para incidentes cada vez mais inusitados da nova era.

Há muito mais a ser debatido sobre abordagens para recuperação de desastre. Entre em contato com a Compasso UOL, traga suas dúvidas que entregaremos confiança e segurança.

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