É possível usar RPA para tarefas que envolvem ações físicas?

Em artigos anteriores abordei os principais cenários em que o uso de RPA não seria a melhor solução. No entanto, em algumas situações é possível adequar a forma de aplicar a automação e aproveitar todas as suas vantagens. Esse é o caso de processos que envolvem ações físicas. Vamos entender melhor como funcionaria na prática.

Em caso de processos sendo automatizados no RPA que contenham no seu decorrer etapas que envolvam uma ação física, podemos fazer que o processo automatizado “contorne” estas tarefas físicas, ao mesmo tempo em que é mantida a integridade da execução do processo ponta a ponta.

Por exemplo, imagine que algumas etapas de um processo de compra sejam automatizadas no RPA até o momento em que se aguarda o recebimento do produto. Após o recebimento do produto físico e arquivamento da NF digital em algum local acessível ao robô (ex: uma pasta de rede), temos uma série de ações posteriores do processo que também se deseja automatizar, como realizar a inclusão no ERP.

Supondo este cenário, como poderíamos “contornar” esta tarefa de recebimento físico do produto no processo automatizado pelo RPA? Abaixo alguns cenários de exemplo, dependendo do tipo do robô que está sendo utilizado:

 

  • Robôs não-atendidos: são robôs que executam os processos em máquinas dedicadas aos robôs, sem o envolvimento de pessoas. Neste caso pode ser previsto que após a ação manual for finalizada, alguma ação ou gatilho possa ser configurado para dar seguimento ao processo no RPA. Este gatilho poderia ser, por exemplo:

→ Um usuário acionar manualmente a segunda parte do processo no RPA;

→ A ferramenta de RPA monitora periodicamente a pasta onde as NFs são armazenadas. Ao detectar algum novo arquivo de NF na pasta, inicia automaticamente a segunda parte do processo.

 

  • Robôs atendidos: são os robôs que são executados no mesmo computador do usuário. Neste caso o próprio usuário pode acionar o robô que irá dar continuidade ao processo, após as ações físicas terem sido finalizadas.

Espero ter ajudado nessa dúvida que é tão comum sobre o tema, e que o conhecimento traga mais possibilidades do uso do RPA para o seu negócio

TAGS: #rpa

Gostou da solução? Nós podemos ajudar!

Conheça nossos conteúdos gratuitos, direcionados aos assuntos de sua preferência!

Enviar

Receba nosso conteúdo

Gostaria de receber de forma gratuita mais conteúdos sobre este ou outros assuntos? Preencha o formulário abaixo e receba nosso conteúdo gratuito!

Parabéns!

Você receberá nosso conteúdo em breve!

Atenção

Tivemos um problema com seu formulário, tente novamente.